5 de ago de 2010

Devemos Honrar os nossos Pais

Com a proximidade do dia dos pais, deixo essa mensagem para vocês refletirem. Boa semana e um feliz dia dos pais!!!


"Honra o teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3).


Nós não gostamos quando os pais não nos deixam fazer o que queremos, quando nos colocam de castigo sempre que fazemos algo errado ou quando não nos deixam sair.

Às vezes recebemos ordens que não concordamos e acabamos discutindo com os pais, sendo “mal criados”, isso porque sempre achamos que sempre estamos certos!

A pior coisa é quando os nossos pais dizem para não fazermos alguma coisa e nós não damos ouvidos, e aí dá tudo errado. A gente quebra a cara, tem que ouvir o terrível "eu te falei" e lá no fundo, ainda temos que admitir que os nossos pais estavam certos.

"Filho meu, ouve o ensino do teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço" (Provérbios 1:8-9)


A obediência aos pais é um princípio bíblico importantíssimo, tanto que podemos encontrar essa orientação na bíblia em diversos livros:

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo" (Efésios 6:1)

"Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Colossenses 3:20)

"os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos" (Provérbios 30:17)

"Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer" (Provérbios 23:22)


QUANDO SOMOS MOTIVO DE TRISTEZA, NÃO ESTAMOS HONRANDO NOSSOS PAIS

Os nossos pais sempre querem o melhor para nós e tudo o que fazem é sempre pensando no nosso bem. Quando fazemos algo diferente do que eles nos ensinam ou quando somos irresponsáveis, certamente estaremos os entristecendo.

Nós podemos ver isso acontecer, por exemplo, quando um filho é ensinado pelos pais a andar nos caminhos do Senhor e quando esse filho cresce, se desvia ou quando um filho é orientado pelos pais a não se envolver com drogas e o mesmo não dá ouvidos.

“Um filho sábio alegra a seu pai; mas um filho insensato é a tristeza de sua mãe.

Provérbios 10:1-2


PRECISAMOS APRENDER A PERDOAR NOSSOS PAIS

Todos nós conhecemos alguém que não fala com o pai ou com a mãe.

Uns por rebeldia outros porque em algum momento ficaram magoados com eles.

Eu sei que é muito difícil para um filho quando um pai ou uma mãe o abandona ou quando tem atitudes que magoam profundamente, mas temos que aprender a perdoar as falhas dos nossos pais.

O que mais vemos nos dias de hoje, são filhos chorando de arrependimento quando já não há mais tempo para uma reconciliação, pois isso precisa ser feito enquanto os pais ainda têm vida. Não há nada pior do que passar o resto da vida pensando nos momentos bons que poderia ter passado ao lado dos pais e não aconteceu pela falta do perdão, por causa do orgulho.

Jesus nos ensinou que devemos perdoar para que sejamos perdoados:

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15)


Meus queridos adolescentes, aprendam a dar honra ao seu pai e a sua mãe, mesmo que às vezes essa tarefa pareça ser bem difícil.

Obedecendo aos pais, você também estará obedecendo à Deus.

Se por algum motivo os seus pais te magoaram, ore a Deus e libere o perdão.

Faça hoje mesmo as pazes com o seu pai ou sua mãe. Muitas coisas boas acontecerão na sua vida por causa dessa atitude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário!